Pouso Alternativo em Santo Amaro da Imperatriz



Em Florianópolis chuvia no começo do dia e a cidade estava cheia de nuvens, mas em SAI havia buracos azuis no ceu, apesar do teto baixo e aos poucos a nevoa subiu e o teto passou de mil, cumulos se formavam e de noroeste derivavam, alguns urubus apareceram e decolei cedo na rampa norte com vento noroeste fraco, perdi quase 100 metros na esquerda até conseguir uma termal que me tirasse da roubada, e fui ganhando devagarzinho cerca de 200 metros acima do morro queimado, forcei a barra para a vargem do braço, perdi muito na ida insisti até não poder mais pois achava que estava proximo da termal e nada, voltei mais baixo ainda e as decendentes pareciam maiores, quando cheguei no lado da rampa senti que se não ganhasse nada no caminho não conseguiria altura para ultrapassar as montanhas da meia serra, rapidamente me vi cercado pelas montanhas e não tive outra alternativa senão o de encarar pela primeira vez o pouso de emergência às margens do cubatão. apesar de ser um buraco dois são os pousos viáveis, um na margem sul, quase na curva do rio é comprido e fino com a cabeceira obsruída, Já o da margem norte portanto o da esquerda, dois potreiros conjugados, maiores e mais largos com a cabeçeira limpa, só que no primeiro o proprietário do aras ameaça processar por invasão de domicílio todoo piloto que pousar em suas terras, mas o espaço aéreo sobre o seu territorio rural é perfeito para se efetuar nele a aproximação final para o pouso no potreiro que vem logo a seguir, que é amplo o suficiente para suportar a aproximação e o pouso de uma asa careca, usei o paraquedas de arasto e senti alem da diminuição da velocidade uma puxada da quilha para o lado esquerdo, acelerei e fiz a última curva preocupado e a asa se comportou bem especialmente quando recebeu uma brisa contrária, perfeita para estolar a asa. O paraquedas estava com um cabo preso no suporte da camara fotográfica que a fixava na ponta da quilha, para minha sorte não aconteceu nada mas era para ter-me dado conta da possibilidade de problemas no comando e no risco de acidente.

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