C B no Tabuleiro
Clima de fim de ano e o Guto-pr chegou tarde no pouso, vendo o ar de satisfação da galera, achou que ainda dava tempo para ao menos um preguinho subiu, armou e aquele aglomeramento rápido dos cúmulos que os céus prenunciavam aconteceu o vento forte turbulento característico do Cúmulus Nimbus chegou e foi um sufoco na rampa para conseguir segurar a asa e desmonta-la com aquele liquidificador gigante ligado a 600 m de altura, um frio extremo, raios,chuva intensa com granizo, literalmente quebrou o pau da barraca do pessoal de Jaraguá do Sul que acampavam na sede do LCVL. Comum no verão, época de nordeste umido e alta temperatura, ingredientes indispensáveis para o Tabuleiro fabricar belos CBs, fique ligado, quando o vario passar rapidamente dos 4, 5 para 6 m/s e a nuvenzinha acima de você está ficando bonita demais, fuja do seu miolo, aquela base muito escura pode estar guardando um aspirador gigante, pode ser o seu Charles Brown se formando, é rápido e temperamental, a pouco tempo atrás chupou o Currupa em SAI aplicou uma longa sessão de terrorismo puro e resolveu cuspi-lo para a nossa sorte ainda vivo em São Pedro. O de hoje foi mais brando mas respeitosas reverência ao gigante e assustadoramente belo C B.
Catarinense de Asa 2007 - Etapa em SAI
Contrariando todas as previsões, aquele ar chuvoso foi se elevando o teto subiu e a decolagem abriu no começo de frente e aos poucos o oeste foi aparecendo, mais tarde ficou um pouco forte com algumas rajadas e por medida de segurança a prova foi cancelada e liberado um free fly. No vídeo Robert o campeão catarinense de 2007 encara o tabuleiro decolando na esmeralda, rampa de oeste. Henrique e Maninho dando suporte na transferência dos dados do gps e na pontuação dos melhores na etapa de Santo Amaro da Imperatriz ;
Permanência - 1.Serjão, 2. Nando, 3. Renato, 4.Fabio, 5. Rica
Performance - 1. Robert, 2. Henrique, 3. Leandro, 4. Maninho, 5. Sabiá
A festa foi na casa do Kvalo e Flavinha. Parabéns a todos, valeu galera.
Campeonato Catarinense de Asa Etapa em SAI
SAI na Lestada
Era véspera de campeonato aquele ceu azul pós vento sul forte começava a mudar, materializando a nossa preocupação, perto das onze horas definiu lenordeste forte na ilha e no continente predominava a formação de cúmulos, nuvens do leste fechavam rapidamente os espaços e encobriam levemente o tabuleiro, semelhantes na forma e no risco de chuva com as do rio vermelho mais carregadas na cordilheira e sobre Santo Amaro, cheguei na rampa e vi o Pedreira e Kbça estampados na formação, decolei recebendo alguns pingos, ganhei na chuva fina com termal e sai para o vale que tinha um pouco mais de luz, no caminho o kbeça me birutou duas que resolveu todo o problema de altitude, vôo tranquilo, mas as ameaças de mau tempo persistiram até a noite quando começou a chover definido. A propósito no sábado amanheceu chovendo, lestada é claro e o campeonato foi transferido para o próximo final de semana, dia 24 e 25 em SAI. o filme do vôo de ontem com a tribo, Pedreira, Kbeça, Pedrão. Rico, Marcão, Joel, Belen, José Maria, Joel,os irmãos Ribeiro, Lucas e Renato pra ver a lestada passar.
Catarinense de Asa 24 e 25 Novembro de 2007 - Etapa em SAI
Pauta Musical - Asas na Lagoa
Cachoeira de Pilões - semana em SAI - Canelinha
Lagoa Clube de Vôo Livre - Jantar 26 anos
Farofa na lagoa - 05 de março de 1983
Cacau, o mais agitado, Haroldão o modelo e Octávio formavam o trio de voadores cariocas amigos do cavalinho, chegaram na rampa da lagoa falando que iriam pousar na barra, e o vôo foi uma farofa só quando vimos estávamos muito alto, são eles sobrevoando as nuvens na foto que bati pouco antes de partir para a minha primeira grande aventura, atravessar a lagoa, com o coração na boca e de través a praia mole logo estava aos meus pés, mas durou uma eternidade até a certeza da chegada na praia e o Cacau foi quem birutou o cross pra barra da lagoa. Naquela época chegar na mole ou na barra era um sonho, hoje batemos pilão e voltamos pra na lagoa pousar. Lembro deste vôo toda vez que sobrevôo as nuvens da lagoa e espero pacientemente por meses pela chance de repeti-lo.
Lagoa Gala
Sai Atrasado
O Pouso de Asa
Voltar à terra, interromper o vôo e botar os pés no chão com suavidade nem sempre é uma tarefa muito fácil, a atenção e observação ao executar a aproximação ideal, perna longa, perna curta e a final com a precisão e serenidade que o momento exige é a coroação o complemento que todo vôo merece. O pouso é um fundamento básico para quem quer voar indefinidamente. A precisão da avaliação na direção, intensidade e possíveis variações do vento lá em baixo é que determinará a escolha da melhor aproximação que deve ser realizada com uma velocidade extra compensando o gradiente e atravessando as alterações no ar. manter a asa nivelada, sem cobrinha na cabeceira da pista, controle na velocidade e desaceleração dela, após o efeito solo e quando a asa pedir mandar o estol com vigor e esperar o trapézio dela cair sobre os ombros , mas se tudo der errado e ela ficar rebelde rente ao chão é preciso saber o momento de largar tudo, recolher os braços rapidamente e mante-los rente ao corpo e ...preparar para o Impacto.
O Marquinhos http://www.dustdevil.com.br/tecnica/pouso.htm aborda com objetividade todos os principais cuidados que devemos ter para pousar bem.
Aeroporto Internacional da Lagoa - Arlindo Isaac da Costa
Quem é da lagoa sabe que basta um buraco no lugar certo do céu pra um vôo local rolar e aquela cortina de agua no campeche não intimidou a tribo, Currupa e Joel foram lá na rampa de concreto, pressão de frente dois passos e lisinho rumo ao teto a cerca de 500 m, o melhor estava no pouso que acabou de receber aquela limpeza como só a Pioneira sabe fazer diz o nosso especialista na área Joel após seu belo pouso, já para o Currupa o pouso foi liso e tranquilo a pista ampla, escape pra todo lado sem agarrões de arbustos e surpresas por baixo do mato a nos esperar. A temporada de vôo da lagoa acaba de começar e segundo eles a pista do aeroporto internacional da Lagoa do seu Arlindo da Costa esta aprovada para a pratica do nosso esporte.
A Frente Fria chegou
Indefinição das Frentes
Asas de Seda
Rico e o Terremoto no Peru
Sem Lei Animal em SAI
Pedreira abre a Temporada de Vôos da Primavera
Combat-2 a Nave
Engatou na termal bicuda, girou acelerando e numa espiral longa foi embora, desapareceu no ar, a Combat-2 do Oleg asa campeã mundial após 3 longos anos aprisionada no hangar do Rico volta aos ares nas mãos do Zé maria, este pianista especialista em sintonia fina, coisa que a menina precisa e gosta de sentir no piloto que a comanda. A interação inicial entre os dois deixa transparecer que o ratão é o mais um flex-boy resolvido, fixem bem a foto dela porque no ar é melhor não atrapalhar, deixe-a passar. Hoje em SAI o Flex-team fez a festa de recepção para a Combat-2, a Talon do Cavalo e as Litespeed S (Flavinha, Gilma, Robô, Sabiá e Tingão) mais o Rica e o Márcio com seus Bacalhas. Na lagoa rolou aquele vôo batalhado que o Dino-rígido Pedrão soube aproveitar, disse que o vôo era no teto 600 m até o mar, dunas da joaquina para só muito depois pousar junto com a tribo da lagoa.