parecia um guri

  seria um dos filhotes de urubu da escola do renatinho?  só que o comando do bacalha(asa) na aproximação está sereno demais e a negociação com os tres parapentes  na cabeçeira da pista parece  tranquila, com uma acelerada segura na final, descapotou um pouco alto e mandou o estol naturalmente atrasado. mas bah! tche!   tagarela como um novato, mais parecia um guri, saiu da asa o alemão que não parou mais de falar desde então...

Palavras do alemão;
Depois de mais de 10 anos sem voar de asa delta, neste sábado fiz um belo voo com este brinquedinho...

Iniciei no voo livre voando de asa em 1982, garotão , cheio de sonhos, belos ideais pela frente e, o início do voo se mistura, para mim, com estes sentimentos que temos quando jovens.

Lembro de como foi mágico estar no ar, eu não cabia dentro de mim de tanta euforia, cantava no ar o tempo todo, era uma época diferente, existia um movimento de contra-cultura forte, vivíamos a ditadura militar, a MPB ( música Popular Brasileira) tinha grandes nomes e uma qualidade bem diferente de " Ai se eu te pego..." Enfim, o voo marcou minha adolescência e um momento bem bonito que vivi nesta época.

Depois em 1989 eu conheci o parapente e me apaixonei pela praticidade, pela possibilidade de brincar em mais lugares com a facilidade de transporte que este novo brinquedo apresentava e em 1991 , iniciei a dar aulas de parapente para auxiliar na renda de professor de Ed Física e de capoeira ( meu ganha pão na época) mas, não era somente ganhar dinheiro, era a possibilidade de viver fazendo aquilo que eu gostava e que vinha me encantando desde há muito tempo .

Voei um tempo com os dois, até que a dedicação a escola me retirou da asa delta mas, sempre olhava elas voando e mantinha a paixão, vendo a evolução dos modelos, o planeio e a forma de voar , enfim o primeiro amor a gente nunca esquece !

Os ciclos da vida são realmente engraçados, meu primeiro voo , em 1982 , foi em SAPIRANGA -RGS num frio de junho e agora em outro dia frio de junho, volto a dar um voo de asa delta que me faz escrever isto as 3:00 da manhã !

Não consigo dormir de emoção, me reencontrei com aquele garotão e, assim com antes, não estou cabendo dentro de mim. Mesmo com tantas horas de voo que acumulei , com diferentes brinquedos ,ao longo deste tempo todo, voltar a voar de asa , me fez voltar a sentir algo muito legal novamente.

Confesso que o trabalho com o voo livre, me trouxe muitas coisas boas, uma melhora em minha condicão financeira mas, junto trouxe algo diferente daquilo que era o sonho de viver do esporte; Uma RESPONSABILDADE GRANDE que , muitas vezes, me tira o encanto do voo e me coloca como um analista crítico dentro de um caminho técnico que , não me deixa muito espaço para o deslumbramento que o voo livre proporciona.

Em outras palavras, fiquei CARETA ! rs,rs,rs

HAY QUE SE ENVELHECER SEM PERDER A TERNURA !

Os tempos são outros , tudo é muito rápido hoje, descartável, instantâneo, o mundo está a sua frente em um clique... MAS, tirar os pés do chão continua sendo algo mágico, difícil de se explicar e que não pode, DE MANEIRA ALGUMA, perder seu encanto...

Quero agradecer ao Renatinho, instrutor de asa em Floripa, quem conheci menino ainda, junto com seu saudoso pai o Roger, também voador de asa ; Por ter colocado o equipamento de sua escola a disposição e a boa energia.

Também ao meu grande amigo Secco que me colocou a pilha de voar de asa de novo !

Valeu galera, bons voos a todos !

Alemao Parapente Sul
alemao@parapentesul.com.br