Nas nuvens da lagoa da conceição

Ja era tarde e a pressão se mantinha na lagoa estriada com rajadas, meia hora apos a decolagem a lagoa espelhou permitindo um belo mas não de todo surpreendente vôo, o sul forte fez uma tregua no tempo chuvoso, era a condensação da umidade que vinha do mar que proporcionou o teto baixo e sustentado, diz o Nandinho "baixa pressão", que bateu pilão na duna da joaquina e voltou ainda alto pra pousar na lagoa. vendo o filme da pra entender por que ele estava nas nuvens depois do vôo.

LCVL - Projeto Pista Nordeste




Quando o vento sopra de norte ou nordeste na sede do LCVL as termais que estouram nas proximidades do pouso e o rotor provocado pelas árvores e pela sede que ficam mais alta nos forçam a executar uma aproximação e pouso das mais difíceis, além das árvores que estão na cabeceira a negociação na final é com as árvores que margeiam a sede. a propria sede,o mastro da bandeira e os carros do estacionamento no lado oposto, justo na nossa frente, que numa bombada podem ficar por baixo... Considerem a remoção dos mourões e palmeiras do estacionamento que podem ser tranferidas para o portal, o poste da bandeira que já anda meio apodrecido, eliminariando o risco de que caia sobre alguém ou de que alguém bata nele, que não é de todo improvável. A redução da área e transferência de parte do estacionamento para rente a cerca que margeia a estrada, desde a entrada do pouso até o laguinho os carros estacionariam em diagonal sempre rente á cerca, isto possibilitaria a formação de uma pista de nordeste quase tão boa e segura quanto a de leste.

C B leva mais um pra Cova da Onça




No ceu azul as nuvens lentamente foram se formando, inicialmente pelo oeste, o vento era noroeste fraco no morro queimado e decolei, na esquerda e perdi, batalhei baixo na decolagem velha, começou a bombar logo chegou o currupa, fui pescar no rotor a termal das andorinhas que o pedro aguia me fez ver na decolagem, e bati num canhão termal seca de +6.3 m/s, -5.7m/s até 1140 m, currupa me acompanhou até a pedreira, Belen, Joel e Pedro águia fizeram um belo voo e pousaram muito bem. Greger decolou mais tarde com o robo, jogou na esquerda, baixo pelo lado oeste da decolagem ganhou tudo e foi para a montanha atrás do jomar, 1100 m, tentava ir para praia da pinheira mas O CB se formava e teve que no pouso do lcvl voltar e viu o seu amigo de ppt aprontar, era cerca de uma hora da tarde e um CB ameaçador se formava rapidamente na cordilheira e o vento apertava quando o rígido pousou no limite, e nào entendia nossa pressa em desmontar o brinquedo, para nosso espanto um piloto de ppt inflou a vela no morro queimado e decolou, e nos mostrou porque se deve ter muito respeito com ele, voar perto de um Charle Brown pode se dar mau, perto do pouso chegou um momento em que não houve orelhinhas que fizesse o seu ppt andar que só balançava, pra traz e pra cima andava, enquanto a nuvem negra o envolvia e num piscar de olhos sumia, no pouso foi intensa a correria, voava muita mordomia agarraram as asas e o que mais podiam. e o ppt? depois de algumas fechadas desapareceu, após intermináveis momentos de angústia um telefone tranquilizador dizia que pousou na Cova da Onça, entrada de São Pedro, sofreu pequenas injúrias em um dos joelhos, mas está bem...

A Semana em SAI

Segunda feira o sul da manha virou para leste fraco aumentando perigosamente o risco de prego no rio vermelho, na ilha acabou em nordeste fraco mas em santo amaro decolamos, metran, pedro aguia ,ronaldo e eu na rampa leste com vento de sul para um vôo de vento com termal forte e descendente também deu pra fazer um vôo a baixa altura no vale, metran alugou a meia serra e a casa do alemão, e o pedro águia pousou bem.
terça uma galera foi lá e voou uma condição semelhante mas que acabou em CB, mal o greger e o robo pousaram, ela entrou dando aquele sufoco no pouso.
quarta-feira foi difícil trabalhar com aquela visão
o mar calmo e céu azul que logo encheu-se de belas nuvens
depois de dois dias de nordeste forte com termais bicudas eis o prémio
meu consolo foi que meus amigos não perderam a condição,
Marcelo, Robô Pedro aguia e Leandro,
infelizmente estava com vocês mas só na imaginação.
o voo foi bem mais cedo, mais liso, com térmicas de 6,5 / 3,5 em média, decolagem da prainha, engatando em cima da rampa á 1,450m. deu uma provinha ..: pedreira - jomar - rampa e pouso. diz o Marcelão e o pedro aguia pousou muito bem.
Quinta feira a condição parecia semelhante mas no vôo só bombou para o kiko que foi ao cabirela e currupa que estampou e fez um vôo nas nuvens, batalha intensa e pregos para os demais e o pedro aguia parece que pousou bem.
sexta feira prefrontal, tudo pode acontecer.

Pouso de Asa no LCVL - vento nordeste forte

Vento forte, de nordeste exige uma aproximação cuidadosa, especialmente porque num piscar de olhos se perde ou ganha 30 metros, na cabeceira e na sede tem algumas árvores que podem torna-lo mais turbulento dificultando a estabilização da asa na curva e exigindo constantes correções para que se possa terminar o vôo com um estol preciso.